quarta-feira, 22 de julho de 2015

       "Todos os problemas e as barreiras que surgem em nossas vidas são como doutrinadores que nos mostram os valores que a superação tem. Superação é um princípio só dos que almejam serem vencedores."

Boas férias queridas colegas e professores!


terça-feira, 21 de julho de 2015


Síntese de Aprendizagem

"Só dez minutos?"

        Chegamos ao final do nosso primeiro semestre, durante este período pesquisamos, lemos, debatemos, discutimos e adquirimos novos conhecimentos que com certeza levamos para a nossa sala de aula e continuaremos levando, acredito que todas as atividades foram extremamente significativas, para o nosso crescimento profissional e pessoal. Através do que trabalhamos, comecei a observar meus alunos de uma forma diferente, dando mais valor para a sua “bagagem” e realidade que vive.               
        Tudo que foi trabalhado durante o semestre, tivemos que escrever em algumas páginas, que confesso que foi muito difícil para mim, colocar tantas aprendizagens no papel. Depois desta etapa, tivemos a banca que é realizada em dez minutos, que parece muito tempo, mas não é nada. Até agora não estou acreditando que faltou tempo na minha apresentação, mas valeu cada instante de nervosismo pois agora estou me sentindo com a sensação de dever comprido e pronta para os desafios do próximo semestre. 



O Poder do Cérebro

        Durante séculos o homem tem lutado para pesquisar o cérebro humano, pela grande importância que ele exerce em nosso corpo, é considerado misterioso, flexível e com a capacidade de explorar tudo ao nosso redor.
        Ao longo do tempo muitas suposições foram geradas, mas hoje em dia os cientistas já avançaram suas pesquisas e conhecimentos sobre o cérebro, este órgão de formato enrugado e de aparência horripilante, que tem o poder de controlar tudo, da respiração até nossas emoções e inclusive nosso aprendizado.
       O cérebro é um instrumento maravilhoso de aprendizado, ele é um dos processadores mais poderosos do mundo. É capaz de processar as informações recebidas, analisa – las e apresenta – las para nós em apenas meio segundo, além disso ele tem o poder de efetuar diversas tarefas ao mesmo tempo. 
   Tivemos como uma das atividades da Interdisciplina Corporeidade, assistir o filme  “BBC - O Corpo Humano - O Poder do Cérebro”  que apresenta o cérebro como um órgão considerado misterioso, o órgão que rege nosso comportamento, e que nos dar flexibilidade, e capacidade de explorar tudo ao nosso redor. O cérebro é o objeto mais complexo que se tem conhecimento, “um milagre da evolução”. Os cientistas afirmam que o cérebro de formato enrugado e de aparência horripilante, consume cerca de 1/5 dos alimentos ingeridos por ser o maior consumidor da energia que alimenta o corpo humano. Ele é que faz de nós o que somos. Durante séculos o homem tem lutado para pesquisar o cérebro humano, pela grande importância que ele exerce em nosso corpo. Desde sec. 4 a/c, o filósofo Aristóteles se interessou com o funcionamento do corpo humano. Algumas de suas suposições se citadas hoje pode ser motivo de risos, ele pensava que o cérebro ajudava a regular a temperatura do corpo, o líquido que escorria do nariz vazava do cérebro e servia para refrigerar o corpo, o coração concluía: por bater mais rápido quando nos emocionamos é o responsável pelos sentimentos e ideias. 
        Hoje em dia os cientistas já avançaram muito no conhecimento do cérebro embora ainda veem, que há muito a descobrir nesta “maquina fantástica”. Os aparelhos modernos já permitem ver dentro do cérebro, e constatam que na verdade o cérebro é responsável por nossos pensamentos. O mapeamento do cérebro tornou possível se estudar cada parte dele e suas respectivas funções. Isto veio facilitar muitas conclusões sobre nosso comportamento, assim também facilitando novas possibilidades para nosso desenvolvimento corpo/mente.


Filme Inteligência Artificial 



        A.I. Inteligência Artificial é um filme complexo lançado em 2001, capaz de realmente mexer com nossos sentimentos – ele mistura muita coisa e muda sua narrativa em mais de um momento, para contar a história de David, um robô que só queria ser amado por sua mãe. Mas é possível fazer as mais variadas reflexões a partir do filme, que nos permite diferentes temas e muitos pensamentos, muitas dúvidas. É uma produção extremamente melancólica, embora emocionante, e é daqueles filmes sobre os quais você pensa uma vida inteira, e que sempre será significante para você.
       É uma versão moderna e muito mais sombria de Pinóquio, o “boneco” que quer virar um menino de verdade, e que deseja mais do que tudo ser amado por seu pai. E começamos a nos perguntar que tipo de sociedade é aquela, e eu me questiono o que é real e o que não é. David nos parece um “ser humano” muito melhor do que Martin, por exemplo, esse guiado pelo ciúme em cenas terríveis. E em todo momento, David é guiado pela sua crença de que pode ser um menino de verdade, e seu sonho de encontrar a Fada Azul e ser amado por sua mãe – e a partir do momento em que ele acredita tanto que “é um menino de verdade”, ele já não passa a sê-lo? Isso faz com que ele aja, pense e sinta como tal, então o que realmente é a “verdade”? Aquilo que nos dizem ou aquilo que acreditamos?





Métodos Globalizados

           Os Métodos Globalizados são métodos que vão além dos conteúdos que devemos passar, mas sim conhecimentos da realidade, que procuram trabalhar com os problemas reais da sociedade, permitindo assim uma aprendizagem diferenciada que servirá como experiência para os alunos, enfrentarem os desafios e problemas da sua realidade. Estes métodos dá aos educadores a liberdade de levar os conflitos e problemas da sociedade para o âmbito escolar, assim os mesmos conseguem conquistar um maior interesse dos seus alunos.
        Acredito que este método é de extrema importância para nossos alunos, pois os educadores interferem muito na vida do educando e trazendo a realidade para dentro da sala de aula o aluno se envolve e constrói de uma maneira muito significativa seu conhecimento, conseguindo entender melhor o que acontece na sua realidade.



Professor X Tecnologia

        Vivemos em uma sociedade que passa diariamente por transformações e todas essas mudanças refletem de uma maneira significativa na escola, por isso o professor deve estar sempre em busca pelo conhecimento, se atualizando e se inserindo ao mundo moderno, que está diariamente se modificando através principalmente, da tecnologia.
        O uso das tecnologias pelos alunos, está cada vez mais frequente, pois a mesma permite acesso rápido à informações e a interações através de redes sociais. E como tudo tem seu lado positivo e negativo, com a tecnologia não é diferente se o professor não se atualizar, pois não se atualizando e trazendo para a sala de aula esses “atrativos”, os alunos acabam perdendo o interesse pela a escola, desmotivando assim os educadores.








Avaliação do curso...

         Quando se fala em cursos a distância, logo pensamos em aulas semanais com provas, sobre o conteúdo de uma certa apostila, lida em casa. Mas logo que iniciamos o curso na UFRGS, mudei totalmente meu conceito e opinião sobre estes cursos, que estão ganhando cada vez mais espaço na educação de jovens e adultos, que muitas vezes por falta de tempo ou por questões financeiras não conseguem fazer um curso presencial. Neste curso de Pedagogia, a avaliação é totalmente diferente do que pensava, tendo como uma de suas principais avaliações, as nossas vivências em sala de aula, além das aprendizagens ao longo do curso, registrando tudo isso aqui no Blog. Ainda temos como outra ferramenta de avaliação o Moodle, onde recebemos as atividades das interdisciplinas, participamos de debates e enviamos nossas reflexões sobre filmes, textos e vivências de sala de aula. Com esta forma de avaliação tenho certeza que minha aprendizagem, será muito melhor ao longo desses anos de estudo.