quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017


Experiências com o Berçário 

"Dia da Meleca"


          Com a chegada do verão, cada professor organizou um cronograma diferente para trabalhar com sua turma, na escola em que leciono, então conforme o cronograma que fiz todas as terças-feiras realizo o "dia da meleca" onde trago para os bebês novas texturas e experiências, deixando - os livres para se sujar e brincar a vontade. Percebo um pouco de resistência de algumas crianças, as vezes ficam com medo, pois não sabem o que vão sentir, outros logo que apresento a experiência do dia, começam a brincar e experimentar. Procuro fazer melecas comestíveis pois nessa fase os bebês costumam levar tudo a boca. Acredito ser muito valido estas experiências, pois através da exploração de diferentes texturas e materiais os pequenos ampliam a capacidade de expressão e conhecimento. 
     

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017


Identidade desde os primeiros meses de vida


          Lendo o texto Diálogo entre representação social e identidade, percebi que é desde os primeiros meses de vida que a criança vai construindo sua identidade. Ela começa a se descobrir, tocando seu próprio corpo, começa a ter mais afinidade com alguns coleguinhas, começa a olhar as outras crianças para ver se todas são iguais a ela ou querer usar o mesmo penteado, por exemplo. É na educação infantil que começa a construção da identidade da criança.

A matemática na Educação Infantil

Divisão e multiplicação no Berçário


             Como falar sobre multiplicação e divisão no berçário? Bom, é na educação infantil que inicia a aprendizagem, fase está muito importante para o crescimento de cada criança. Parei para observar minha turma (1 ano a 2 anos) e percebi que a matemática esta presente desde muito cedo, por exemplo quando as crianças estão brincando e precisam dividir os brinquedos com os coleguinhas, claro que neste momento as crianças não estão fazendo relação com a matemática, mas a divisão matemática esta acontecendo.

domingo, 19 de fevereiro de 2017

Brincando com a matemática

O lúdico na matemática


          Como já relatei em postagens anteriores gosto muito de trabalhar com o lúdico em sala de aula, acredito que assim as crianças aprendem brincando e se divertindo. Percebo uma grande diferença nas aulas quando trabalho com jogos, os alunos demonstram mais vontade, atenção e sempre procuram se ajudar e isso é muito importante. 
           É através da ludicidade que as crianças começam a descobrir o mundo mágico que envolve a matemática, vão aprendendo aos poucos como classificar, contar,somar... Com certeza o lúdico faz toda a diferença em sala de aula, pois a criança aprende brincando e brincando ela é feliz!