terça-feira, 23 de janeiro de 2018


Dossiê de Inclusão

Nossas escolas estão preparadas?


A interdisciplina de Educação de Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais através da atividade dossiê de inclusão nos colocou para pensar sobre nossas escolas e o quanto as mesmas estão ou não preparadas para receber alunos com necessidades especiais. 
A escola onde leciono atualmente conta com vinte e quatro funcionários que atendem cem alunos, nas turmas de berçário I, maternal I, maternal II e pré - escola, entre estes alunos temos duas crianças com laudo.
Todos os acolheram da melhor maneira possível, os dois estão na mesma turma, se dão muito bem com os coleguinhas, que são muito carinhosos e da maneira deles ajudam nos cuidados com os mesmos. 
A escola infelizmente não esta preparada para receber alunos com laudo, por mais que as professoras sejam dedicadas e empenhadas a ajudar estes alunos a escola não da o apoio suficiente, não há um profissional adequado para trabalhar com essas crianças e nenhum atendimento especializado. 

Método Clínico Piagetiano 

Aplicação do método


A interdisciplina de Psicologia, teve como uma de suas atividades o estudo do Método Clínico Piagetiano, método este que é uma forma do professor observar a criança no momento em que a mesma procura compreender algum problema que lhes é proposto.
Observando - a o professor poderá compreender melhor o funcionamento cognitivo de seus alunos.
Gostei muito de aplicar este método,foi uma experiência ótima, pois percebi que através de aplicações simples, como a da massinha de modelar que fiz, pode - se entender e compreender muito sobre a criança. 

domingo, 21 de janeiro de 2018


Mais uma novidade em Seminário Integrador

Enquete - Pesquisa Online 



A interdisciplina de Seminário Integrador a cada semestre nos apresenta ferramentas novas, que nos auxiliam na nossa aprendizagem. Neste semestre tivemos a oportunidade de realizarmos uma enquete, eu particularmente sabia que existia esta pesquisa online, mas não sabia como produzi - la. Uma ótima ferramenta para usar, acredito que um meio bem interessante para conhecer um pouco mais a opinião das pessoas. 

Filme: "Como Estrelas na Terra"

Produção de Síntese Reflexiva



Este semestre a produção da Síntese Reflexiva nos foi apresentada de uma maneira diferente, desta vez além de ligarmos nossas aprendizagens com experiências vividas no nosso cotidiano escolar, tivemos a oportunidade de assistir ao filme “Como estrelas na terra.”, um filme magnifico que retrata infelizmente a realidade de muitas escolas, que não estão preparadas para identificar alunos com necessidades especiais.“Como estrelas na terra” é uma produção indiana dirigida por Aamir Khan, que conta a trajetória de um menino de apenas nove anos chamado Ishaan Awasthi que sofre de dislexia, que é uma perturbação na aprendizagem da leitura, o disléxico processa as informações de sons e leitura de uma maneira mais conturbada, que impedi de reconhecer e codificar as letras, sons e números.
O filme relata a tortuosa realidade de um menino que sofria preconceito e discriminação, ele não era entendido por sua família, vizinhos e professores, todos achavam que ele era mal educado e indisciplinado. Sua família só recebia reclamações sobre ele, ninguém o compreendia, por este fato repetiu o ano e isso aconteceria novamente, então seu pai decidiu o levar para um internato, onde a educação era totalmente tradicional e rude. Lá o menino sentia – se sozinho, com saudades da família e a cada dia que passava sentia – se mais desanimado e com menos vontade de aprender.
Em certo dia chega à escola um professor substituto que muda completamente a realidade daquela criança que por muitas vezes foi dito como burro. Este professor logo que chegou à escola através de observações percebeu que o menino sofria de dislexia e resolveu ajuda – ló e mostrar para todos que ele pode sim aprender. Ensino – o a ler e escrever, assim a partir daquele momento o menino passa a enxergar a escola com outro olhar.



O filme também mostra a importância do professor e seu poder de transformação dentro da escola, este professor representa muito bem os educadores realmente apaixonados por sua profissão, que amam o que fazem mesmo diante de tantas dificuldades.

quinta-feira, 18 de janeiro de 2018


Altas Habilidades



As crianças com Altas Habilidades são aquelas que no dia - a - dia apresentam uma grande facilidade na aprendizagem e rapidamente dominam as atividades, conceitos e situações do cotidiano.
Cada criança com Alta Habilidade apresenta capacidades, interesses e necessidades diferentes, características próprias.