quinta-feira, 30 de novembro de 2017


Ética e Moral


A interdisciplina de Filosofia da Educação nos trouxe ao longo do semestre ótimos vídeos e textos para pararmos e refletirmos, principalmente sobre os dias em que vivemos e quando falamos em ética e moral paro para refletir sobre como as pessoas estão agindo uma com as outras nos dias de hoje, não existe mais ética e moral. Nós como educadores devemos ensinar aos nossos alunos a respeitar as diferenças e particularidades de cada pessoa, se houvesse menos pré julgamentos e preconceitos nosso mundo seria muito melhor e mais digno. 
Nas nossas salas de aula, devemos deixar nossos alunos expressarem suas opiniões e ensina - los que nem todos pensam igual e que devemos acima de tudo ter respeito por qualquer pessoa.

Inclusão



Durante este semestre falamos bastante sobre Inclusão, então parei para pensar e refletir, até que ponto a escola que leciono e as que lecionei estão incluindo? Bom, neste pouco tempo que leciono conheci alguns alunos especiais, alguns com laudo e outros na luta para conseguir um. Muitos ficavam de lado, iam na escola apenas por ir e ali estavam inseridos como a lei manda, mas será que aqueles alunos realmente estavam sendo incluídos? Na maioria das vezes não, pois faltava e ainda faltam profissionais qualificados para atender esses alunos, se a lei realmente fosse comprida a risca e não ficasse apenas no papel as coisas seriam bem mais facies. 
Como educadores devemos cada dia mais buscar qualificação novas aprendizagens para atender todos os alunos da melhor maneira possível, mas não devemos fazer isso sozinhos e sim devemos e temos  direito de termos o apoio dos nossos superiores, buscando sempre uma educação de qualidade e uma escola adequada e acolhedora para todos. Isso sim é inclusão!

A Sobra da mangueira



O autor nos remete a pensar sobre uma educação que reconheça os conhecimentos e experiências dos alunos, aceitando estas vivências no processo de aprendizagem. Nos dias de hoje buscamos diariamente a participação dos nossos alunos durante as aulas.

Aluno X Aprendizagem

"Cada criança possui seu próprio ritmo de aprendizagem."


Cada criança tem um processo de evolução e um ritmo de aprendizagem. Cada uma carrega sua história particular e única, formada por sua estrutura biológica, psicológica, social e cultural, como educadores devemos respeitar o ritmo de cada criança.
A escola é um ambiente onde todos devem ser tratados com igualdade, onde todos os alunos tenham as mesmas oportunidades, porém em alguns casos as atividades podem ser aplicadas de forma diferenciada. É fundamental que o educador respeite o ritmo de cada aluno e além disso, deve - se respeitar as experiências vivenciadas por toda a vida da criança.
Paulo Freire diz: "Um dos grandes pecados da escola é desconsiderar tudo com que a criança chaga a ela. A escola decreta que antes dela não há nada." 

Fases do Desenvolvimento Infantil

Jean Piaget


De acordo com Piaget a criança aprende construindo o seu pensamento, através da assimilação e acomodação das suas estruturas. Está construção de pensamentos, Piaget chamou de estágios:


Sensório - motor: Interação com o meio sem representação ou pensamento.
Pré - operatório: aparecimento das representações mentais e egocentrismo.
Operatório - concreto: capacidade de relacionar e classificar a partir de objetos e situações concretas.
Operatório - formal: capacidade de pensar logicamente, formular hipóteses e buscar soluções sem depender só observação da realidade.

Inclusão

Nota Técnica



Ao realizar a leitura conclui que com a Nota Técnica a escola poderá e deverá atender TODAS as crianças com ou sem laudo, pois muitas vezes a burocracia de conseguir um laudo impedia o aluno de ter o atendimento que necessita. Mas fico pensando, até que ponto as escolas estão preparadas e adequadas para atender estes alunos?
Nós como educadoras, devemos correr atrás de formações e especializações sempre, para poder atender da melhor maneira possível todos estes alunos que tem o direto de aprender e estar em escolas acolhedoras e adequadas. 

segunda-feira, 27 de novembro de 2017


Trabalhando a diversidade


As crianças devem compreender que a diversidade existe sim e deve ser respeitada sempre. Devemos ensina - las que devem fazer amigos e respeitar aos demais, independente de sua cor de pele, traços, cabelo, se é indígena, se fala outro idioma, se é de uma cultura ou tradição diferente. As crianças devem saber que a diversidade nos traz riquezas de informações e de experiências, mostras que podemos aprender muito com as diferenças ao invés de criticá - las, devemos dar- lhes o devido valor e aprendermos com elas.
Está semana trabalhei algumas histórias de diversidade com minha turma de Berçário II, e mesmo tão pequenos percebi o encantamento deles pelas histórias, principalmente quando contei a história "O cabelo da Lelê", elas ficaram enlouquecidas mexendo nos próprios cabelos e falando "bebelo prô, bebelo prô, tenho certeza que plantei inúmeras sementinhas para o futuro está semana. 


Diversidade na Educação Infantil

"A diferença nos enriquece, o respeito nos une."



Desde muito cedo as crianças tem contato com situações de preconceito, rótulos, descriminação e discursos negativos, situações essas que levam os mesmos a terem atitudes preconceituosas em sala de aula. Para que eles saibam lidar com as diferenças com sensibilidade e equilíbrio é preciso trabalhar a diversidade diariamente em sala de aula, não somente durante projetos pré estabelecidos pela a escola, mas sim no dia - a - dia, utilizando situações do cotidiano. 
Não devemos tratar essa questão como um conteúdo específico, mas sim devemos mostra - los diariamente o quanto é importante respeitar as diferenças.

Trabalho em grupo

Produção do vídeo - Étnico Raciais na Educação


Neste semestre os trabalhos em grupo mais uma vez se destacaram, durante o desenvolvimento da construção do vídeo nosso grupo se ajudou muito, fomos muito unidas e com certeza isso nos ajudou  para realizarmos um bom trabalho.
Realizar uma produção de vídeo exige uma responsabilidade muito grande, pois nos dias de hoje várias questões devem ser abordadas, mas da maneira correta para que não haja interpretações erradas.
Nosso grupo escolheu falar sobre a Educação Especial, entrevistamos o secretário de educação da cidade de Cidreira/RS, onde o mesmo nos relatou um pouco sobre seu trabalho, suas expectativas para o futuro e experiências vividas.

Link do vídeo:
https://youtu.be/VS7OMKgExk4

domingo, 26 de novembro de 2017


 O que é aprendizagem?


A aprendizagem acontece a todo momento, ela ocorre através dos acontecimentos do meio em que estamos inseridos, interferindo ou não nas nossas ações ou pensamentos. A aprendizagem é um troca de experiências que temos ao longo da vida, nunca iremos deixar de aprender e adquirir conhecimento.