segunda-feira, 27 de novembro de 2017


Trabalhando a diversidade


As crianças devem compreender que a diversidade existe sim e deve ser respeitada sempre. Devemos ensina - las que devem fazer amigos e respeitar aos demais, independente de sua cor de pele, traços, cabelo, se é indígena, se fala outro idioma, se é de uma cultura ou tradição diferente. As crianças devem saber que a diversidade nos traz riquezas de informações e de experiências, mostras que podemos aprender muito com as diferenças ao invés de criticá - las, devemos dar- lhes o devido valor e aprendermos com elas.
Está semana trabalhei algumas histórias de diversidade com minha turma de Berçário II, e mesmo tão pequenos percebi o encantamento deles pelas histórias, principalmente quando contei a história "O cabelo da Lelê", elas ficaram enlouquecidas mexendo nos próprios cabelos e falando "bebelo prô, bebelo prô, tenho certeza que plantei inúmeras sementinhas para o futuro está semana. 

Um comentário:

  1. Olá, Cintia. Trabalhar o respeito a tudo e a todos desde a tenra idade é o mais aceitável quando a criança não convive com esse respeito diariamente, o que deveria ser regra. Infelizmente, temos que fazer nossa parte enquanto educadores. Porém, assim como há crianças que tem distorcido o conceito de respeito à diversidade, também há professores. Como a escola pode garantir que TODOS os profissionais apresentem uma postura respeitável às diferenças?

    ResponderExcluir