domingo, 5 de agosto de 2018


A importância de planejar


Imagem relacionada


De acordo com Libâneo “O planejamento escolar é uma tarefa docente que inclui tanto a previsão das atividades didáticas em termos de organização e coordenação em face dos objetivos propostos, quanto a sua revisão e adequação no decorrer do processo de ensino”. O planejamento das aulas é o principal instrumento para o professor, sempre observando a turma que tem, realizando um planejamento adequado e bem elaborado para cada turma, tornando assim as aulas mais produtivas e prazerosas para as crianças.

Minhas memórias tecnológicas!


A interdisciplina de Educação e Tecnologias da Educação, nos fez resgatar memórias da nossa infância, lá do inicio de quando estudamos nas series iniciais. Me lembro muito bem desta fase da minha vida, pois as primeiras professoras que tive me marcaram muito, pelo jeito que tratavam nós alunos e pela forma que davam aula. Um dos trabalhos pedidos nesta interdisciplina era sobre nossas memórias tecnológicas daquela época, lembro - me de usar muito lápis de cor, giz de cera, atividades mimeografadas, rádio, TV de tubo, vídeo cassete. 
Comparando com os dias de hoje muita coisa mudou, mas as escolas ainda não avançaram totalmente quando se fala em tecnologia, as mesmas precisam avançar muito mais para que nós educadores possamos ter a tecnologia como nossa aliada. 

Tecnologia X Metodologia



Durante a interdisciplina de Educação e Tecnologias da Comunicação, foi apresentado um vídeo que me chamou muita a atenção e me fez refletir sobre o assunto, pois não adianta encher a sala ou a escola no geral  de recursos tecnológicos se não houver metodologia de trabalho adequado. A tecnologia deve ser usada ao nosso favor, com aulas mais lúdicas que chamem a atenção dos nossos alunos, que vivem hoje em dia na era digital. 

Tecnologia em sala de aula


Imagem relacionada

Atualmente na escola em que trabalho a tecnologia ainda não se faz presente no nosso dia - a - dia dentro da sala de aula, temos apenas uma televisão no refeitório que usamos como sala de vídeo uma vez por semana. Não podemos usar notebook, não temos sala de informática e o celular podemos usar somente com autorização para tirar fotos das atividades diferenciadas. 
Trabalho com alunos de quatro e cinco anos e é visível que muitos tem a tecnologia muito presente em casa, percebo isso observando as coisas que falam entre eles e para nós professoras, chegam falando que viram tal vídeo na internet, que jogaram tal jogo, etc... 
Acredito que nos dias de hoje, a tecnologia levada para sala de aula seria muito importante, pois mesmo tão pequenos, esse mundo virtual já faz parte da vida da grande maioria na educação infantil.

Escola Democrática


Escola Democrática é a participação efetiva dos vários segmentos da comunidade escolar, pais, professores, alunos e funcionários que discutem, planejam, solucionam problemas, acompanham,
controlam e avaliam o conjunto das ações voltadas ao desenvolvimento da própria escola.
Tornar uma escola democrática significa acreditar que todos juntos têm mais chances de encontrar caminhos para atender as expectativas da sociedade em relação a escola. Quanto mais pessoas participando da vida escolar, é possível construir laços e estabelecer relações mais flexíveis e menos autoritárias entre a escola e a comunidade escolar.
Acredito que é de extrema importância a participação de todos na escola,  a escola em que leciono procura sempre convidar a comunidade escolar para participarem de reuniões e comemorações dentro do ambiente escolar.

Resultado de imagem para escola democrática

Trabalhos em grupo


Neste semestre os trabalhos em grupo e duplas mais uma vez se destacaram, acredito que os mesmos sejam de extrema importância, pois a troca de experiências é incrível e muito valida. O trabalho em grupo ou equipe é fundamental para que os trabalhos sejam realizados com mais determinação e dedicação. Muitas vezes estamos desanimados e em alguns momentos com dificuldades de entender o que esta sendo pedido e quando estamos em grupo uma puxa a outra e as coisas fluem melhor.

Resultado de imagem para trabalho em grupo

Inclusão

Resultado de imagem para imagens inclusão

Neste semestre este não foi o principal tema como em alguns semestres anteriores, mas não posso deixar de falar sobre o assunto, pois o mesmo está muito presente no meu dia - a - dia. Bom, neste pouco tempo que leciono conheci alguns alunos especiais, alguns com laudo e outros na luta para conseguir um. Muitos ficavam de lado, iam na escola apenas por ir e ali estavam inseridos como a lei manda, mas será que aqueles alunos realmente estavam sendo incluídos? Na maioria das vezes não, pois faltava e ainda faltam profissionais qualificados para atender esses alunos, se a lei realmente fosse comprida a risca e não ficasse apenas no papel as coisas seriam bem mais facies.
Como educadores devemos cada dia mais buscar qualificação novas aprendizagens para atender todos os alunos da melhor maneira possível, mas não devemos fazer isso sozinhos e sim devemos e temos  direito de termos o apoio dos nossos superiores, buscando sempre uma educação de qualidade e uma escola adequada e acolhedora para todos. Isso sim é inclusão!
Este ano em especial estou vivendo uma situação na minha turma de pré, estou com dois alunos especiais, um autista com laudo, que já está alfabetizado e uma aluna sem laudo, com uma família super participativa e que está fazendo de tudo para conseguir um laudo, até mesmo para entender o que a aluna apresenta. Mas o que me entristece é que a escola onde trabalho ainda tem pouquíssimo recurso para ajudar está família que literalmente está pedindo socorro. Eu como professora faço tudo que está ao meu alcance, procuro sempre levar para as aulas um planejamento que ajude no desenvolvimento, não só destes alunos, mas de todos que tenho.

Avaliação Escolar


A avaliação é um processo fundamental durante a aprendizagem e está presente no nosso cotidiano escolar a cada momento vivido do aluno. Não devemos avaliar somente a atividade pronta do aluno, mas sim a avaliação começa lá no planejamento do professor quando é preciso avaliar as atividades que irá aplicar e logo avaliar o desenvolvimento do seu aluno durante a realização da mesma. O aluno está em constante aprendizado, cabe ao professor observar e acompanhar diariamente o desenvolvimento e conquistas de cada aluno.
HOFFMANN, afirma que as crianças e jovens estão sempre em processo de aprendizagem. Entretanto, as oportunidades que a escola lhes oferece podem significar barreiras ou melhores caminhos para tal processo. As ações avaliativas podem ser exercidas como pontes em seu trajeto ou como pontos fixos de chegada, favorecendo ou interrompendo um processo natural da vida.

Avaliação na Educação Infantil


Resultado de imagem para imagens  educação infantil

Quando falamos da questão avaliação na educação infantil, ainda encontramos uma certa dificuldade, pois a mesma não é feita através de provas e trabalhos e sim através da observação, acompanhamento e registros diários do desenvolvimento de cada aluno, tornando - se um pouco mais complicado. O professor deve estar atento a cada detalhe no desenvolvimento do aluno, sendo mediador e orientador.

Consciência Fonológica

Atividades na Educação Infantil


Recentemente participei de uma formação para professores, realizada pela a associação que trabalho, e entre as oficinas que nos foi oportunizada, tivemos literatura infantil. Achei muito interessante e muito valido, pois aprendemos inúmeras técnicas e diferentes maneiras de fazer hora do conto e também dinâmicas para trabalhar a questão fonológica, que é o conhecimento dos sons da língua, na educação infantil.
Após a formação apliquei com minha turma de pré, algumas aprendizagens que obtive durante o curso, como por exemplo jogo das rimas, caça rimas, bingo dos sons, etc... As atividades que realizei foram super aceitas pela minha turma e com certeza fez e esta fazendo a diferença na aprendizagem de cada criança. 

O desenvolvimento na Educação Infantil


Trabalho a três anos na educação infantil e a cada dia que passa percebo o desenvolvimento das crianças, principalmente do berçário, através do estimulo. A educação infantil permite e incentiva o brincar de diversas formas, possibilitando um desenvolvimento social, cognitivo e motor. 
As leituras de Linguagem e Educação nos mostrou que essa fase é de extrema importância, é onde a criança se desenvolve através de brincadeiras, jogos e etc...

segunda-feira, 28 de maio de 2018


Educação de Jovens e Adultos no Brasil


Resultado de imagem para imagem eja

O EJA é uma modalidade de ensino amparada por lei e que é voltada para pessoas que não tiveram acesso ao ensino ou não permaneceram no ensino regular na idade própria.
É importante que o professor como mediador saiba valorizar cada conquista e cada vitória por menor que sejam, a medida que cada aluno de EJA vá avançando. 
Promover a educação para jovens e adultos não é uma tarefa muito fácil, pois muitos alunos desta modalidade de ensino, chegam a escola com baixa estima, com o pensamento que não vão conseguir aprender e muitos infelizmente sentem vergonha por estar ali, com dificuldades na leitura e escrita. 
Muitos procuram está modalidade, para ter uma oportunidade no mercado de trabalho. 

terça-feira, 23 de janeiro de 2018


Dossiê de Inclusão

Nossas escolas estão preparadas?


A interdisciplina de Educação de Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais através da atividade dossiê de inclusão nos colocou para pensar sobre nossas escolas e o quanto as mesmas estão ou não preparadas para receber alunos com necessidades especiais. 
A escola onde leciono atualmente conta com vinte e quatro funcionários que atendem cem alunos, nas turmas de berçário I, maternal I, maternal II e pré - escola, entre estes alunos temos duas crianças com laudo.
Todos os acolheram da melhor maneira possível, os dois estão na mesma turma, se dão muito bem com os coleguinhas, que são muito carinhosos e da maneira deles ajudam nos cuidados com os mesmos. 
A escola infelizmente não esta preparada para receber alunos com laudo, por mais que as professoras sejam dedicadas e empenhadas a ajudar estes alunos a escola não da o apoio suficiente, não há um profissional adequado para trabalhar com essas crianças e nenhum atendimento especializado. 

Método Clínico Piagetiano 

Aplicação do método


A interdisciplina de Psicologia, teve como uma de suas atividades o estudo do Método Clínico Piagetiano, método este que é uma forma do professor observar a criança no momento em que a mesma procura compreender algum problema que lhes é proposto.
Observando - a o professor poderá compreender melhor o funcionamento cognitivo de seus alunos.
Gostei muito de aplicar este método,foi uma experiência ótima, pois percebi que através de aplicações simples, como a da massinha de modelar que fiz, pode - se entender e compreender muito sobre a criança. 

domingo, 21 de janeiro de 2018


Mais uma novidade em Seminário Integrador

Enquete - Pesquisa Online 



A interdisciplina de Seminário Integrador a cada semestre nos apresenta ferramentas novas, que nos auxiliam na nossa aprendizagem. Neste semestre tivemos a oportunidade de realizarmos uma enquete, eu particularmente sabia que existia esta pesquisa online, mas não sabia como produzi - la. Uma ótima ferramenta para usar, acredito que um meio bem interessante para conhecer um pouco mais a opinião das pessoas. 

Filme: "Como Estrelas na Terra"

Produção de Síntese Reflexiva



Este semestre a produção da Síntese Reflexiva nos foi apresentada de uma maneira diferente, desta vez além de ligarmos nossas aprendizagens com experiências vividas no nosso cotidiano escolar, tivemos a oportunidade de assistir ao filme “Como estrelas na terra.”, um filme magnifico que retrata infelizmente a realidade de muitas escolas, que não estão preparadas para identificar alunos com necessidades especiais.“Como estrelas na terra” é uma produção indiana dirigida por Aamir Khan, que conta a trajetória de um menino de apenas nove anos chamado Ishaan Awasthi que sofre de dislexia, que é uma perturbação na aprendizagem da leitura, o disléxico processa as informações de sons e leitura de uma maneira mais conturbada, que impedi de reconhecer e codificar as letras, sons e números.
O filme relata a tortuosa realidade de um menino que sofria preconceito e discriminação, ele não era entendido por sua família, vizinhos e professores, todos achavam que ele era mal educado e indisciplinado. Sua família só recebia reclamações sobre ele, ninguém o compreendia, por este fato repetiu o ano e isso aconteceria novamente, então seu pai decidiu o levar para um internato, onde a educação era totalmente tradicional e rude. Lá o menino sentia – se sozinho, com saudades da família e a cada dia que passava sentia – se mais desanimado e com menos vontade de aprender.
Em certo dia chega à escola um professor substituto que muda completamente a realidade daquela criança que por muitas vezes foi dito como burro. Este professor logo que chegou à escola através de observações percebeu que o menino sofria de dislexia e resolveu ajuda – ló e mostrar para todos que ele pode sim aprender. Ensino – o a ler e escrever, assim a partir daquele momento o menino passa a enxergar a escola com outro olhar.



O filme também mostra a importância do professor e seu poder de transformação dentro da escola, este professor representa muito bem os educadores realmente apaixonados por sua profissão, que amam o que fazem mesmo diante de tantas dificuldades.

quinta-feira, 18 de janeiro de 2018


Altas Habilidades



As crianças com Altas Habilidades são aquelas que no dia - a - dia apresentam uma grande facilidade na aprendizagem e rapidamente dominam as atividades, conceitos e situações do cotidiano.
Cada criança com Alta Habilidade apresenta capacidades, interesses e necessidades diferentes, características próprias.