Inclusão

Neste semestre este não foi o principal tema como em alguns semestres anteriores, mas não posso deixar de falar sobre o assunto, pois o mesmo está muito presente no meu dia - a - dia. Bom, neste pouco tempo que leciono conheci alguns
alunos especiais, alguns com laudo e outros na luta para conseguir um. Muitos
ficavam de lado, iam na escola apenas por ir e ali estavam inseridos como a lei
manda, mas será que aqueles alunos realmente estavam sendo incluídos? Na
maioria das vezes não, pois faltava e ainda faltam profissionais qualificados
para atender esses alunos, se a lei realmente fosse comprida a risca e não
ficasse apenas no papel as coisas seriam bem mais facies.
Como educadores devemos cada dia mais buscar qualificação novas aprendizagens para atender todos os alunos da melhor maneira possível, mas não devemos fazer isso sozinhos e sim devemos e temos direito de termos o apoio dos nossos superiores, buscando sempre uma educação de qualidade e uma escola adequada e acolhedora para todos. Isso sim é inclusão!
Este ano em especial estou vivendo uma situação na minha turma de pré, estou com dois alunos especiais, um autista com laudo, que já está alfabetizado e uma aluna sem laudo, com uma família super participativa e que está fazendo de tudo para conseguir um laudo, até mesmo para entender o que a aluna apresenta. Mas o que me entristece é que a escola onde trabalho ainda tem pouquíssimo recurso para ajudar está família que literalmente está pedindo socorro. Eu como professora faço tudo que está ao meu alcance, procuro sempre levar para as aulas um planejamento que ajude no desenvolvimento, não só destes alunos, mas de todos que tenho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário