segunda-feira, 24 de abril de 2017


A Síndrome do Ninho Vazio 


          Assim, como muitos outros processos naturais da vida, a síndrome do ninho vazio também é um processo natural. Os filhos crescem, começam a enxergar o mundo de outra forma, deixam a família  e vão viver suas vidas. Se tornam independentes e decidem morar sozinhos, pelo fato que vão casar, cursar uma universidade ou porque querem buscar mais autonomia. 
         Muitas vezes essa etapa evolutiva faz com que os pais se sintam tristes, abatidos, preocupados, gerando problemas físicos e emocionais, esses sintomas variam de pessoa para pessoa, tudo depende da personalidade, do estado emocional e ate mesmo do nível de relacionamento dos pais com o filho que deixou aquele lar. É preciso um processo lento de adaptação diante dessa nova realidade, pois toda aquela rotina diária será modificada, é uma fase difícil até mesmo para os pais que se sentem satisfeitos pela independência dos filhos.
        Temos que ressaltar que todo tipo de relação deve ser cultivada, portanto o fato dos filhos estarem distantes não significa a perda dos mesmos e sim uma nova forma de convivência.  Nada vai substituir a saída dos filhos, mas é preciso entender que isso é uma fase da vida que mudou, então deve - se aceitar essa mudança e dar um novo sentido para a vida.

2 comentários:

  1. oIIII ACHEI BEM INTERESSANTE TEU POST, MAS ACHO QUE NESTE COMO SE TRATOU DE UM TRABALHO QUE ESTAMOS REALIZANDO TU PODERIAS TER APRESENTADO ALGUMA REFERÊNCIA TEÓRICA QUE ABORDASSE O ASSUNTO E ASSIM TRAZER UM TEXTO MAIS COMPLETO, APRENDI QUE SEMPRE É BOM AGENTE CONFIRMAR AQUILO QUE ESTÁ ESCREVENDO, COMO DIZ A SIMONE DEVEMOS CONVERSAR COM O AUTOR. FICA A DICA

    ResponderExcluir
  2. Sei bem o que é ver a tristeza dos pais, quando casei meus pais ficaram tristes com a minha saída de casa, principalmente a minha mãe, mas com o passar do tempo tudo vai se acertando e eles vão entendendo e aceitando a nossa nova vida. Seus pais estão passando por essa síndrome? Você tem feito alguma coisa para amenizar está falta?

    ResponderExcluir