Nosso cérebro e os BUGs...
Não poderia deixar de registrar aqui no blog, que umas das leituras propostas que mais me chamou a atenção em Fundamentos da Alfabetização, foi a o texto "O cérebro e a escrita", essa parte da neurociência me chama muita atenção, pois é um mistério que ainda está sendo desvendado. Como sou curiosa não me mantive apenas no texto proposto, então fui para a internet pesquisar um pouco mais e me deparei com o "BUG", até então não tinha ouvido está palavra estranha.
A palavra "BUG" significa algum defeito ou falha de um computador ou de algum outro aparelho eletrônico. O nosso cérebro também é um "computador", só que mais complexo e esse não poderia ficar de fora, então o nosso cérebro também "BUG".
O cérebro humano tem algumas deficiências cognitivas crônicas e por isso algumas vezes ele erra e os nossos sentidos acabem ficando confusos com os "BUGS" que a nossa mente dá. Um exemplo é que quando o cérebro confundi "familiar" com "certo". Quando ele se depara com algo que trás uma lembrança do passado, ele tende a acreditar que essa coisa está correta.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirOlá Cintia! Interessante estas informações. Este texto vc retirou da internet? Não trabalhamos com um texto com este título em nossa interdisciplina de alfabetização. Existem sim, na Aula 7 ,um dos fatores que interferem na alfabetização: que são os aspectos neuronais. Gostaria de ver no seu blog o que mudou efetivamente na sua prática, enquanto alfabetizadora, a partir das propostas e materiais disponíveis nas aulas da nossa interdisciplina. Como vc compreendeu a teoria de Emília Ferreiro? Essa compreensão auxiliou, ou não, vc em seu trabalho com alfabetização? Aguardo seu retorno. Tutora Josele.
ResponderExcluir