Quem foi Rui Barbosa?
Trabalho na Escola Municipal de Ensino Fundamental Rui Barbosa a cinco anos e hoje na aula de Escolarização, espaço e tempo na perspectiva histórica, o professor olha para a camisa de uma colega que trabalha comigo na escola e pergunta "Quem foi Rui Barbosa?" e nós apenas soubemos responder que foi um grande escritor. Bom, admito que nunca parei para me fazer está pergunta, mas nunca é tarde para aprender e buscar novas aprendizagens. Logo após a pergunta do professor, fiquei pensando, como as vezes coisas do nosso dia - a - dia passam despercebidas diante dos nossos olhos e acabamos não dando importância para alguns pequenos detalhes. É de extrema importância conhecer a escola em que lecionamos e principalmente dar valor a estes "pequenos detalhes" e mostrar isso para os nossos alunos, pois me pergunto se eles também não gostariam de conhecer a história do homem que deu nome á escola em que estudam.
Bom, não poderia deixar de registrar aqui um pouco de quem foi este escritor, Rui Barbosa de Oliveira foi um polímata brasileiro, jurista, diplomata, escritor, filólogo, tradutor, orador, deputado, senador, ministro e em duas ocasiões candidato a presidência da república. Notável orador e estudioso da língua portuguesa, foi membro fundador da Academia de Brasileira de Letras. Nasceu em 5 de novembro de 1849, em Salvador e faleceu dia 1° de março de 1923 no Rio de Janeiro.
Muitas vezes os pequenos detalhes passam desapercebidos e foi bem interessante este teu depoimento sobre a questão do Patrono da tua escola. A curiosidade e a necessidade do saber nos impulsiona ao conhecimento. Já pensastes na possibilidade de multiplicar esse conhecimento com os demais colegas e alunos?
ResponderExcluirNo momento em que me deparei com está situação, pensei sim em realizar um trabalho, sobre o Patrono da nossa escola com meus alunos e logo após expor para os demais colegas e alunos. Acho que seria um trabalho muito significativo, pois como relatei,os pequenos detalhes infelizmente acabam passando despercebidos diante dos nossos olhos.
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluir