quinta-feira, 26 de novembro de 2020

 

Seminário Integrador IX

Postagem original:

http://blogdacintiaxavieroliveira.blogspot.com/2017/02/identidade-desde-os-primeiros-meses-de.html#comment-form

Identidade desde os primeiros meses de vida


          Lendo o texto Diálogo entre representação social e identidade, percebi que é desde os primeiros meses de vida que a criança vai construindo sua identidade. Ela começa a se descobrir, tocando seu próprio corpo, começa a ter mais afinidade com alguns coleguinhas, começa a olhar as outras crianças para ver se todas são iguais a ela ou querer usar o mesmo penteado, por exemplo. É na educação infantil que começa a construção da identidade da criança.

Reflexão:  

Começar a conhecer os próprios gostos e preferências, reconhecer suas habilidades e limites e se entender como um indivíduo na sociedade. Todo esse processo de autoconhecimento, tem início desde que nascemos e seu termino é só no final da vida, é um processo influenciado pelas pessoas, pelos ambientes que frequentamos e pela cultura. E nós como educadores, principalmente de educação infantil temos um papel fundamental na construção da identidade e autonomia de cada criança. 

 

Seminário Integrador IX

Postagem original:

http://blogdacintiaxavieroliveira.blogspot.com/2017/11/etica-e-moral-interdisciplina-de.html#comment-form

Ética e Moral


A interdisciplina de Filosofia da Educação nos trouxe ao longo do semestre ótimos vídeos e textos para pararmos e refletirmos, principalmente sobre os dias em que vivemos e quando falamos em ética e moral paro para refletir sobre como as pessoas estão agindo uma com as outras nos dias de hoje, não existe mais ética e moral. Nós como educadores devemos ensinar aos nossos alunos a respeitar as diferenças e particularidades de cada pessoa, se houvesse menos pré julgamentos e preconceitos nosso mundo seria muito melhor e mais digno. 
Nas nossas salas de aula, devemos deixar nossos alunos expressarem suas opiniões e ensina - los que nem todos pensam igual e que devemos acima de tudo ter respeito por qualquer pessoa.

Reflexão:

Entendo como moral uma pessoa agir conforme seus costumes e valores adquiridos ao longo da vida, seguindo as regras de uma sociedade. Ética por sua vez é o estudo do se reflete e questiona - se sobre a moral.




Seminário Integrador IX

Postagem original:

http://blogdacintiaxavieroliveira.blogspot.com/2017/11/aluno-x-aprendizagem-cada-crianca.html#comment-form

Aluno X Aprendizagem

"Cada criança possui seu próprio ritmo de aprendizagem."


Cada criança tem um processo de evolução e um ritmo de aprendizagem. Cada uma carrega sua história particular e única, formada por sua estrutura biológica, psicológica, social e cultural, como educadores devemos respeitar o ritmo de cada criança.
A escola é um ambiente onde todos devem ser tratados com igualdade, onde todos os alunos tenham as mesmas oportunidades, porém em alguns casos as atividades podem ser aplicadas de forma diferenciada. É fundamental que o educador respeite o ritmo de cada aluno e além disso, deve - se respeitar as experiências vivenciadas por toda a vida da criança.
Paulo Freire diz: "Um dos grandes pecados da escola é desconsiderar tudo com que a criança chaga a ela. A escola decreta que antes dela não há nada." 

Reflexão: 

Todas as crianças são diferentes e contém um universo extremamente particular, com características que estabelecem a sua identidade, particularidades estas que devem ser respeitadas por todos, tanto na família, escola e sociedade. Diariamente adquirimos novas aprendizagens que vão enriquecendo nossa bagagem, muitos aprendem rapidamente, outros um pouco mais adiante, cada um no seu ritmo que deve ser respeitado e incentivado. 

sábado, 31 de outubro de 2020

 

Postagem original:

http://blogdacintiaxavieroliveira.blogspot.com/2018/08/a-importancia-de-planejar-de-acordo-com.html#comment-form

A importância de planejar


Imagem relacionada


De acordo com Libâneo “O planejamento escolar é uma tarefa docente que inclui tanto a previsão das atividades didáticas em termos de organização e coordenação em face dos objetivos propostos, quanto a sua revisão e adequação no decorrer do processo de ensino”. O planejamento das aulas é o principal instrumento para o professor, sempre observando a turma que tem, realizando um planejamento adequado e bem elaborado para cada turma, tornando assim as aulas mais produtivas e prazerosas para as crianças.

Seminário Integrador IX

Reflexão:

O momento de planejar é um dos mais importantes e fundamentais, para que as intenções educativas sejam revertidas em aprendizagem e desenvolvimento. Planejando o professor se sente mais preparado, organizando - se na sua jornada pedagógica. Mas o planejamento vai muito além de pesquisar atividades e coloca - las no papel, o professor precisa conhecer sua turma, sua escola e a comunidade escolar, a partir disso seu planejamento começa a ficar mais claro e produtivo.

 

Postagem original:

http://blogdacintiaxavieroliveira.blogspot.com/2018/08/tecnologia-x-metodologia-durante.html#comment-form

Tecnologia X Metodologia



Durante a interdisciplina de Educação e Tecnologias da Comunicação, foi apresentado um vídeo que me chamou muita a atenção e me fez refletir sobre o assunto, pois não adianta encher a sala ou a escola no geral  de recursos tecnológicos se não houver metodologia de trabalho adequado. A tecnologia deve ser usada ao nosso favor, com aulas mais lúdicas que chamem a atenção dos nossos alunos, que vivem hoje em dia na era digital. 

Seminário Integrador IX

Reflexão:

A tecnologia esta cada dia mais presente na vida das pessoas e isso reflete significadamente no ambiente escolar, encontramos alguns alunos que quando estão na escola "sentem falta" de certa maneira das tecnologias que encontram em casa, já observei crianças falando a todo momento que joga joguinhos online até tarde, que olha desenhos e demora para ir dormir, enfim, uma serie de comentários, que para a idade deles (educação infantil) não deveria ser comum. Em alguns momentos fico assutada, pois percebo que quando as crianças, a grande maioria, estão em casa elas estão sempre em frente frente da televisão e seus pais presos a tecnologia também. 

Mas, ao mesmo tempo que sentem falta das tecnologias, os mesmos quando são instigados, desafiados, quando algo chama sua atenção, eles esquecem dos aparelhos tecnologicos e é isso que sempre procuro trabalhar em sala de aula e o lúdico me ajuda muito nisso, pois sempre tento resgatar brincadeiras que estão sendo esquecidas.

sexta-feira, 30 de outubro de 2020

 

Postagem original:

http://blogdacintiaxavieroliveira.blogspot.com/2018/08/trabalhos-em-grupo-nestesemestre-os.html#comment-form

Trabalhos em grupo


Neste semestre os trabalhos em grupo e duplas mais uma vez se destacaram, acredito que os mesmos sejam de extrema importância, pois a troca de experiências é incrível e muito valida. O trabalho em grupo ou equipe é fundamental para que os trabalhos sejam realizados com mais determinação e dedicação. Muitas vezes estamos desanimados e em alguns momentos com dificuldades de entender o que esta sendo pedido e quando estamos em grupo uma puxa a outra e as coisas fluem melhor.

Seminário Integrador IX

Reflexão:

Trabalhos em grupo, carregam uma grande importância possibilitando que o estudante desenvolva e exercite habilidades como, decidir, expor sua opinião, repeitar o outro, além de estar aprendendo e vendo todos os lados de determinado conteúdo, pois as vezes sozinho não conseguimos entender por completo o que esta sendo explicado. Durante esta experiência de atividades em grupo, os alunos são expostos a uma construção coletiva do conhecimento, além de ser um momento que possibilita troca de experiências vividas no individual de cada integrante do grupo.

Nesses momentos as crianças desenvolvem a capacidade de ouvir e respeitar opiniões diferentes, e trabalhar isso é importante desde a primeira fase, que é a educação infantil, através de brincadeiras e jogos simples, o educador consegue de forma lúdica trabalhar a coletividade. 

 

Postagem original:

http://blogdacintiaxavieroliveira.blogspot.com/2018/08/consciencia-fonologica-atividades-na.html#comment-form

Consciência Fonológica

Atividades na Educação Infantil


Recentemente participei de uma formação para professores, realizada pela a associação que trabalho, e entre as oficinas que nos foi oportunizada, tivemos literatura infantil. Achei muito interessante e muito valido, pois aprendemos inúmeras técnicas e diferentes maneiras de fazer hora do conto e também dinâmicas para trabalhar a questão fonológica, que é o conhecimento dos sons da língua, na educação infantil.
Após a formação apliquei com minha turma de pré, algumas aprendizagens que obtive durante o curso, como por exemplo jogo das rimas, caça rimas, bingo dos sons, etc... As atividades que realizei foram super aceitas pela minha turma e com certeza fez e esta fazendo a diferença na aprendizagem de cada criança. 

Seminário Integrador IX

Reflexão:

Consciência fonológica é a capacidade de perceber que a linguagem é formada por palavras, é o conhecimento dos sons da língua materna. A escola reserva inúmeras descobertas e é durante a educação infantil que as crianças começam a lidar com a aprendizagem e a chegada de habilidades elementares para o seu desenvolvimento. A consciência fonológica é uma habilidade que todos temos, ela nos permite lidar com a estrutura sonora da fala e trabalhar seus componentes.

 

 

Postagem original:

http://blogdacintiaxavieroliveira.blogspot.com/2018/08/o-desenvolvimento-na-educacao-infantil.html#comment-form

O desenvolvimento na Educação Infantil


Trabalho a três anos na educação infantil e a cada dia que passa percebo o desenvolvimento das crianças, principalmente do berçário, através do estimulo. A educação infantil permite e incentiva o brincar de diversas formas, possibilitando um desenvolvimento social, cognitivo e motor. 
As leituras de Linguagem e Educação nos mostrou que essa fase é de extrema importância, é onde a criança se desenvolve através de brincadeiras, jogos e etc...

Seminário IX

Reflexão:

        A escola, como um dos primeiros espaços que a criança frequenta depois da família é um local cheio de possibilidades de socialização, seja entre crianças de mesma idade, com crianças maiores ou menores, seja com os adultos que estarão com ela. A escola é um lugar de socialização, de interação, de aprendizagens, mesmo que ao olhar das famílias ela esteja ali para ser cuidada e para brincar. Mesmo que os “conteúdos” escolares não estejam visíveis, como ocorre no início da alfabetização, a criança inserida no contexto escolar está rodeada de muitas aprendizagens, de muitas experiências que serão valiosas para seu desenvolvimento.

        Sobre o brincar e se desenvolver no ambiente escolar, Vygotsky (2007) diz que o brincar e o brinquedo possuem um papel importante no que se refere à construção da identidade das crianças, assim como na sua autonomia, pois desde bem pequena ela estabelece sua comunicação através de sons, de gestos e por meio de importantes modos de representação de papéis que ela assume nas brincadeiras, onde deixa fluir sua imaginação ao mesmo tempo que interage com o mundo.


 

Postagem original:

http://blogdacintiaxavieroliveira.blogspot.com/2015/11/o-que-e-infancia-atraves-das-aula.html#comment-form

O que é infância?


          Através das aula presenciais que tivemos com a professora Samantha Dias e também pelo conhecimento que adquirimos através das atividades propostas, percebi que infância não é apenas uma fase da vida, mas é também um Fenômeno Social, onde a criança é influenciada diretamente pela sociedade em que está inserida. 


Reflexão:

        Devemos compreender a infância como uma etapa da vida, uma etapa muito significativa e que deve ser vivida da melhor maneira possível, protegida por seus direitos, como nos explica o ECA, lei esta aprovada no ano de 1989 que estabelece que é dever do Estado, da família e da sociedade garantir o direito de crianças e adolescentes á liberdade, á dignidade, á convivência familiar e comunitária, á saúde, á educação, á cultura, ao esporte, ao lazer, á profissionalização e á proteção do trabalho. A criança, mesmo dependente, sem domínio completo da linguagem formal, sem uma coordenação motora aperfeiçoada, em plena fase de construção dos seus saberes, é um sujeito com tantos direitos quanto um adulto.

 

Postagem original:

http://blogdacintiaxavieroliveira.blogspot.com/2015/07/metodosglobalizados-metodosglobalizados.html#comment-form

Métodos Globalizados

           Os Métodos Globalizados são métodos que vão além dos conteúdos que devemos passar, mas sim conhecimentos da realidade, que procuram trabalhar com os problemas reais da sociedade, permitindo assim uma aprendizagem diferenciada que servirá como experiência para os alunos, enfrentarem os desafios e problemas da sua realidade. Estes métodos dá aos educadores a liberdade de levar os conflitos e problemas da sociedade para o âmbito escolar, assim os mesmos conseguem conquistar um maior interesse dos seus alunos.
        Acredito que este método é de extrema importância para nossos alunos, pois os educadores interferem muito na vida do educando e trazendo a realidade para dentro da sala de aula o aluno se envolve e constrói de uma maneira muito significativa seu conhecimento, conseguindo entender melhor o que acontece na sua realidade.

Reflexão:

       Métodos Globalizados torna o aluno protagonista do ensino, trabalhando os conteúdos de aprendizagem, priorizando as experiências vividas pelos educandos. Um método importantíssimo onde o professor deve conhecer de maneira profunda cada aluno e sua realidade, para assim planejar suas aulas de acordo com a bagagem que seu aluno carrega e também conforme suas condições. Por exemplo: Como mandar para casa um tema para ser feito no computador, se o aluno não possui um? 

 

Postagem original:

http://blogdacintiaxavieroliveira.blogspot.com/2018/01/altas-habilidades-as-criancas-com-altas.html#comment-form

Altas Habilidades



As crianças com Altas Habilidades são aquelas que no dia - a - dia apresentam uma grande facilidade na aprendizagem e rapidamente dominam as atividades, conceitos e situações do cotidiano.
Cada criança com Alta Habilidade apresenta capacidades, interesses e necessidades diferentes, características próprias.

Seminário Integrador IX

Reflexão:

Altas habilidades, ainda sinto insegurança em falar sobre, não vivi esta experiência em sala de aula ainda. Este termo é utilizado para definir pessoas que se destacam em desempenho e habilidades. De acordo com a Política Nacional de Educação Especial, esses indivíduos demonstram um alto grau de potencialidades nos seguintes aspectos:


- Isolados ou combinados
- Capacidade intelectual geral
- Aptidão acadêmica específica
- Pensamento criativo ou produtivo
- Capacidade de liderança
- Talento para as artes
- Capacidade psicomotora

Existe algumas características comum a crianças e pessoas com altas habilidades, como:

- Boa memória
- Concentração e atenção
- Criatividade e imaginação
- Riqueza verbal 
- Vocabulário avançado
- Interesse por diversas fontes de conhecimento, entre outras.

 

Postagem original:

http://blogdacintiaxavieroliveira.blogspot.com/2017/11/o-que-e-aprendizagem-aprendizagem.html#comment-form

O que é aprendizagem?


A aprendizagem acontece a todo momento, ela ocorre através dos acontecimentos do meio em que estamos inseridos, interferindo ou não nas nossas ações ou pensamentos. A aprendizagem é um troca de experiências que temos ao longo da vida, nunca iremos deixar de aprender e adquirir conhecimento.

Seminário Integrador IX

Reflexão:

Aprendizagem, algo que adquirimos a todo instante, de diversas maneiras. A aprendizagem é um conhecimento construído e reconstruído  continuadamente. Trata - se de um processo de mudança de comportamento obtido através de experiências vividas ao longo da vida. Aprender é o resultado da interação entre estruturas mentais e o meio que se vive.

 

Postagem original:

Professor X Tecnologia

        Vivemos em uma sociedade que passa diariamente por transformações e todas essas mudanças refletem de uma maneira significativa na escola, por isso o professor deve estar sempre em busca pelo conhecimento, se atualizando e se inserindo ao mundo moderno, que está diariamente se modificando através principalmente, da tecnologia.
        O uso das tecnologias pelos alunos, está cada vez mais frequente, pois a mesma permite acesso rápido à informações e a interações através de redes sociais. E como tudo tem seu lado positivo e negativo, com a tecnologia não é diferente se o professor não se atualizar, pois não se atualizando e trazendo para a sala de aula esses “atrativos”, os alunos acabam perdendo o interesse pela a escola, desmotivando assim os educadores.


http://blogdacintiaxavieroliveira.blogspot.com/2015/07/professor-x-tecnologia-vivemos-emuma.html#comment-form

Reflexão:

    A tecnologia se faz presente cada vez mais no cotidiano escolar e ainda encontramos professores sentindo - se despreparados para trabalhar com está ferramenta. A tecnologia traz diversos benefícios para os alunos, ela desperta a criatividade , o interesse, novas formas de se comunicar , pensar, interagir, estudar e aprender. Mas para que o uso da tecnologia seja efetivo e produtivo é preciso apresentar o conteúdo a ser estudo de uma forma atraente, sem esquecer que está ferramenta deve ser usada de forma significativa e reflexiva. 

 

Postagem original:

Seminário IX

http://blogdacintiaxavieroliveira.blogspot.com/2017/04/professor-reflexivo-um-professor.html#comment-form

Professor Reflexivo 


     Ser um professor reflexivo é analisar as ações e práticas do dia - a - dia, procurando compreender, refletir e interpretar essas ações, buscando respostas e novas possibilidades. O pensamento do professor reflexivo deve estar em equilíbrio constante com a sua rotina. Durante a construção do portfólio de aprendizagem é muito importante ser um aluno/professor reflexivo, pois é nesse momento em que paramos e refletimos sobre nossas aprendizagens, atividades e práticas durante o curso. 


Reflexão:

            Falar sobre ser um professor reflexivo para mim hoje é mais fácil, foi uma aprendizagem que obtive no curso e levei para minha sala de aula desde então. Uma das características desta prática é a observação diária em sala de aula, o professor reflexivo tem que ter consciência de sua realidade e sempre buscar técnicas e metodologias que se encaixem a realidade dos seus alunos. A ideia principal de ser um professor reflexivo é a capacidade de observar e investigar não só a realidade dos seus alunos, mas sim sua própria docência, examinando o resultado do seu trabalho.


Postagem Original:

Meu sonho...

          Quero começar este Portfólio de Aprendizagem falando, sobre o que me levou a escolher está linda profissão, que na minha opinião é uma das mais gratificantes e prazerosas. Bom,tudo partiu de um sonho de infância, quando pequena dava aula para as minhas bonecas ou amiguinhas da rua, onde morava e sempre que me perguntavam "O que você quer ser quando crescer?", eu respondia com toda a convicção, que queria ser PROFESSORA. Então, o tempo passou, os anos escolares também e em 2012 me formei no magistério e a primeira etapa, para o meu sonho se tornar realidade, foi vencida, a segunda começou a ser realizada este ano.
          Faz apenas quatro anos que leciono e estou cada dia mais apaixonada pela profissão que escolhi, passo por desafios e dificuldades diárias, mas isso não faz eu perder a esperança e a vontade de ver um futuro melhor, para as nossa crianças, com cidadãos de respeito e com vontade de fazer a diferença, como dizia Paulo Freire " Educação não transforma o mundo. Educação muda pessoas. Pessoas mudam o mundo."

 http://blogdacintiaxavieroliveira.blogspot.com/2015/06/meu-sonho.html#comment-form

Reflexão:

Meu sonho continua cada dia mais vivo, um sonho de infância que se tornou realidade e que a cada dia que passa, se torna mais prazeroso e satisfatório, mesmo com as dificuldades encontradas no caminho. Nos dias de hoje consegui entrar como sócia em uma escolinha de Educação Infantil, tendo assim um outro olhar para a educação, quando realizei esta postagem nunca imaginei que iria chegar onde cheguei e o curso me deu um grande suporte para eu encarar este novo desafio, além claro de estar quase conseguindo o tão sonhado "canudo", algo essencial para eu continuar onde estou. 

 

Postagem original:

http://blogdacintiaxavieroliveira.blogspot.com/2016/12/o-cuidado-com-o-meio-ambiente-procuro.html#comment-form

O cuidado com o Meio Ambiente 

           Sempre procuro trabalhar o meio ambiente em sala de aula, pois acredito que nós educadores precisamos desenvolver com as nossas crianças um trabalho responsável que mostre a elas que todos precisam estar atentos ao meio ambiente, principalmente as transformações que a mesma vem apresentando, tornando - os seres humanos conscientes, que  o meio ambiente depende de nós e nós dele. Precisamos mostrar para eles que com pequenas atitudes já estaremos ajudando nosso planeta que pede socorro, como por exemplo o fato de não jogar lixo no chão, entre outras. 

Reflexão:

            Ensinar as crianças a cuidarem do meio ambiente pode proporcionar a elas lições valiosas, como a generosidade, a paciência e a compreensão. O exercício de preservação incentiva a terem um olhar diferenciado para o meio em que estão inseridos, evidenciando nosso papel dentro do ecossistema. É muito importante que as crianças desde cedo, aprendam a respeitar e valorizar a natureza e o meio ambiente. O amor pela natureza as levará a amar e apreciar o mundo natural. 


 

Postagem original:

http://blogdacintiaxavieroliveira.blogspot.com/2016/12/horta-na-escola-primeiros-contatos-com.html#comment-form

Horta na escola 

Primeiros contatos com a terra - Berçário ( 1 á 2 anos)



          Recentemente organizamos uma horta na escola de educação infantil, onde tenho uma turma de berçário, agora cada turma tem seu horário para visitar a horta, limpar, plantar, regar e cuidar da melhor maneira possível. Confesso que fiquei um pouco com medo de levar meus pequenos pela primeira vez a nossa horta, não fazia ideia de qual seria a reação dos mesmos, mas foi incrível e eles amaram. 
        Sempre digo que a cada dia que passa me surpreendo com os meus pequenos e nesse dia não foi diferente, eles reagiram da melhor maneira possível naquele momento, mexeram na terra, regaram as plantas e se divertiram.

Reflexão:

        A horta é uma prática que levo para sala de aula desde o inicio que comecei a lecionar, em algumas escolas que passei, como por exemplo esta da postagem original, não pretendiam realizar este projeto que na minha opinião é de suma importância e que tem um resultado incrível. A horta é uma ferramenta pedagógica muito poderosa para trabalhar valores humanos, como paciência, responsabilidade, autonomia, cooperação e resiliência. 

 

Postagem original:

http://blogdacintiaxavieroliveira.blogspot.com/2016/11/por-que-estudar-ciencias-na-escola.html#comment-form

Por que estudar ciências na escola?


          Muitas vezes falamos da importância de estudar português e matemática, realmente são duas disciplinas importantíssimas, mas a ciência também é muito importante e essencial nesta fase de desenvolvimento da criança, pois é nesta disciplina que as crianças compreendem o meio em que vivem e o funcionamento da natureza. 

Reflexão:

        O estudo da ciência nem sempre foi uma das prioridades do ensino escolar, o foco sempre se fez nos conteúdos de matemática e português. Mas nos dias de hoje o rótulo de que o ensino da ciência é desnecessária, principalmente na educação infantil, está sendo deixado de lado. Ao estimular este ensino, estamos contribuindo para que o aluno crie uma consciência crítica diante das descobertas e serão capazes de entender e respeitar sua posição no planeta, no futuro.

           As crianças são naturalmente curiosas, investigativas e observadoras e torna - se de extrema importância, principalmente na educação infantil, estimular os alunos, respeitando e priorizando as habilidades naturais de cada idade.

 

Postagem original:

http://blogdacintiaxavieroliveira.blogspot.com/2016/11/a-importancia-do-ludico-na-matematica.html#comment-form

A importância do lúdico na matemática




          Os jogos, brincadeiras e brinquedos fazem parte da infância das crianças, onde o faz de conta se intercala com a realidade, fazendo com que a mesma se torne diversos mundo de uma hora para outra, em um piscar de olhos. Mas o lúdico não deve ser visto apenas como diversão, mas sim como um método onde a criança aprende com prazer.
         
          Na infância a criança está em fase de descobrimento e a matemática aplicada de forma lúdica pode se tornar diversão. Percebo que a maior dificuldade dos meus alunos se encontra na matemática e quando trabalho com o lúdico vejo que essas dificuldades começam a ser sanadas e as crianças começam a ter mais vontade de aprender, pois infelizmente muitos alunos tem a matemática como uma coisa ruim, assim como eu tinha na minha infância. Por meio do lúdico a criança se envolve na atividade e aprende de uma maneira prazerosa. 

Reflexão:

        A matemática tem uma importância fundamental para o desenvolvimento integral das capacidades e habilidades do ser humano, na Educação Infantil ela auxilia no desenvolvimento do raciocínio lógico e na capacidade de criação. Quando pensamos matematicamente sobre um problema estamos desenvolvendo as habilidades de unir, separar, subtrair, corresponder. Quando usados essas ferramentas na Educação Infantil, a criança passa a construir conhecimentos matemáticos, que auxiliam na ampliação das capacidades perceptivas e motoras que são necessárias para o seu desenvolvimento. Através do lúdico o educador pode trabalhar grandes projetos matemáticos, ensinando assim, a tão temida matemática, por muitos, de uma maneira divertida!

 

Postagem original:

http://blogdacintiaxavieroliveira.blogspot.com/2016/05/primeira-aula-presencial-musica-na.html#comment-form

Primeira aula presencial

Música na Escola - 26/04



          A primeira aula de Música na Escola, foi simplesmente encantadora, alegre e divertida, saí leve e cheia de expectativas pelas próximas aprendizagens, que teremos nessa interdisciplina e tenho certeza que serão maravilhosas e muito significativas. A música faz parte do nosso dia - a - dia, se pararmos para observar, passamos o dia escutando diversos sons e melodias, muitas vezes colocamos música para ouvir conforme nosso humor, pois ela mexe muito com o que estamos sentindo naquela hora. 
           Gosto muito de trabalhar com música em minha sala de aula, as crianças adoram parece que se sentem mais leves, muitas vezes quando estou passando alguma atividade no quadro coloco um CD de músicas infantis para tocar, quando vejo todos estão cantando e realizando suas atividades da melhor maneira possível, alegres e sorridentes. 

Reflexão:

Continuo trabalhando diariamente com a música em sala de aula, seja ela através de rodas cantadas ou através de projetos. Sobre a importância da música, as autoras ILari e Broock (2013) afirmam que a música é um recurso muito importante e isso tem sido discutido frequentemente entre os estudiosos do campo da educação musical, mostrando que todas as crianças fazem música em suas brincadeiras, que elas fazem música brincando. Essas crianças, mesmo sozinhas ou quando estão em seus grupos, elegem as brincadeiras com música, seja através dos jogos de mão, seja tocando instrumentos reais ou de faz-de-conta e ouvem diversos tipos de música, independente do contexto social e cultural que estão inseridas, e independente da classe e da idade.

Ainda sobre a ludicidade da música, Maffioletti (2004, p. 37) diz que “a brincadeira cantada é uma atividade cooperativa e coletiva em que aprendemos a ser mais humanos, por gerar o sentimento de “estar com”. Por meio da brincadeira cantada são criados vínculos sociais e é retratada a cultura do meio social.



 Postagem original:

http://blogdacintiaxavieroliveira.blogspot.com/2016/05/a-importancia-do-brincar-o-ato-de.html#comment-form

A Importância do Brincar


        O ato de brincar é de extrema importância para o desenvolvimento da criança, não podemos priva - la desses momentos nunca, é nesses momentos que a criança se diverte, interage e aprende. Quando a criança brinca, ela viaja pelo mundo da fantasia, dando asas a sua imaginação. 
      Além disso quando brinca, ela socializa, explora o mundo a sua volta, aprende a ganhar e perder e muitas vezes aprende a lidar com seus medos, dentre outras coisas que ajudam no seu crescimento e desenvolvimento.

Reflexão:

        As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (2009) consideram a brincadeira uma atividade muito importante para a criança pequena, dispondo que o brincar dá para a criança a oportunidade de imitar o desconhecido e para construir o novo, conforme ela reconstrói o cenário necessário para que sua fantasia se aproxime ou se distancie da realidade em que vive, assumindo diferentes personagens e transformando objetos pelo uso que deles ela faz. Considera que o brincar oportuniza que a criança reconheça seus papeis sociais, reconheça e identifique o mundo em que está inserida, se reconheça como diferente do outro na medida que interage com esse, imita papéis e experimenta o lugar do outro.

            Diante disso, podemos compreender que a brincadeira é muito importante para que a criança se reconheça na sociedade e nas relações que estabelece, seja com outras crianças, com os adultos e com os meios em que se insere.

            Enquanto as crianças brincam podemos observar que elas reproduzem situações familiares, cenas de filmes, novelas, programas infantis e outros programas que ela acompanha pela televisão, internet e no seu convívio familiar. Nas brincadeiras elas acabam imitando as situações que viram, participaram e escutaram, acabam agindo como aquele personagem ou adulto próximo e acabam pegando para si, alguns conceitos de certo e de errado e até formulando valores que lhe acompanharão por muito tempo. Não raramente vemos as crianças brincando de fazer comidinha, de limpar a casa, de cuidar dos bebês, brincando de professora, brincando de uma profissão que lhe é familiar e isso mostra que ela está, a seu modo e no seu tempo, elaborando conceitos, elaborando valores e tomando para si aquilo que ela deseja para o futuro.


quinta-feira, 29 de outubro de 2020

 

Postagem original:

http://blogdacintiaxavieroliveira.blogspot.com/2018/08/inclusao-neste-semestre-este-nao-foi-o.html#comment-form

Inclusão

Resultado de imagem para imagens inclusão

Neste semestre este não foi o principal tema como em alguns semestres anteriores, mas não posso deixar de falar sobre o assunto, pois o mesmo está muito presente no meu dia - a - dia. Bom, neste pouco tempo que leciono conheci alguns alunos especiais, alguns com laudo e outros na luta para conseguir um. Muitos ficavam de lado, iam na escola apenas por ir e ali estavam inseridos como a lei manda, mas será que aqueles alunos realmente estavam sendo incluídos? Na maioria das vezes não, pois faltava e ainda faltam profissionais qualificados para atender esses alunos, se a lei realmente fosse comprida a risca e não ficasse apenas no papel as coisas seriam bem mais facies.
Como educadores devemos cada dia mais buscar qualificação novas aprendizagens para atender todos os alunos da melhor maneira possível, mas não devemos fazer isso sozinhos e sim devemos e temos  direito de termos o apoio dos nossos superiores, buscando sempre uma educação de qualidade e uma escola adequada e acolhedora para todos. Isso sim é inclusão!
Este ano em especial estou vivendo uma situação na minha turma de pré, estou com dois alunos especiais, um autista com laudo, que já está alfabetizado e uma aluna sem laudo, com uma família super participativa e que está fazendo de tudo para conseguir um laudo, até mesmo para entender o que a aluna apresenta. Mas o que me entristece é que a escola onde trabalho ainda tem pouquíssimo recurso para ajudar está família que literalmente está pedindo socorro. Eu como professora faço tudo que está ao meu alcance, procuro sempre levar para as aulas um planejamento que ajude no desenvolvimento, não só destes alunos, mas de todos que tenho.

Seminário Integrador IX

Reflexão:

A inclusão ainda é um grande processo com muitos desafios, processo esse que requer constantes reflexões e mudanças de atitudes, o que implica em não algo tão fácil para todos, infelizmente. É um processo implantado nas escolas, legalmente, mas ainda existe resistências, medos, preconceitos e desconfortos, por muitos. A inclusão é um assunto que deve ser discutido abertamente na sociedade, principalmente sobre suas leis, mas infelizmente ainda temos educadores despreparados para abrir este espaço da inclusão na sua sala de aula. 

É necessário que a sociedade ampare e respeite as pessoas com deficiência e a transformação social ocorre na educação, por isso a importância de termos professores preparados, com um olhar referente á diversidade. 

 

 

Postagem original:

http://blogdacintiaxavieroliveira.blogspot.com/2018/08/avaliacao-na-educacao-infantil-quando.html#comment-form

Avaliação na Educação Infantil


Resultado de imagem para imagens  educação infantil

Quando falamos da questão avaliação na educação infantil, ainda encontramos uma certa dificuldade, pois a mesma não é feita através de provas e trabalhos e sim através da observação, acompanhamento e registros diários do desenvolvimento de cada aluno, tornando - se um pouco mais complicado. O professor deve estar atento a cada detalhe no desenvolvimento do aluno, sendo mediador e orientador.

Seminário Integrador IX

Reflexão:

É na escola, durante a primeira fase que a criança aprende suas primeiras responsabilidades, fora do ambiente familiar, ela começa a ter deveres, socializa com pessoas que não fazem parte da sua família e começa a ser avaliada, através dos olhares atentos dos educadores. Nessa etapa a avaliação deve considerar o seu desenvolvimento em todos os aspectos, não somente através de trabalhinhos desenvolvidos em sala de aula.